FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.45583Palavras-chave:
financeirização da educação, ensino superior, mercantilização da educação, trabalho docente, precarizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir como as demandas e as lógicas próprias ao mercado financeiro refletem-se na atividade laboral de professores que atuam no ensino superior privado e financeirizado no Brasil, indetificando elementos que contribuam com o debate acerca das implicações cotidianas da financeirização na atividade de professores. A partir de pesquisa exploratória com professoras e professores inseridos no contexto da financeirização do ensino superior e da posterior análise de conteúdo das respostas obtidas, mostrou-se que a financeirização aprofunda o processo de transformação do trabalho docente iniciado pela mercantilização da educação. Para além da precarização e da intensificação do trabalho, reflexos de elementos da financeirização tais como a preferência pela liquidez e pela rentabilidade a curto prazo, a financeirização reconfigura o trabalho docente e de gestão da educação, aumentando a padronização, ampliando a distância entre a gestão e o trabalho docente e introduzindo novos papéis relacionados à gestão das aparências dentro dessas organizações e à consequente auto-comercialização e auto-promoção dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.













