FUNÇÃO COMUNICATIVA NUCLEAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PARTÍCULAS MODAIS ALEMÃS: RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM MINIMALISTA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v40i40.45809Palavras-chave:
teaching modal particles, nuclear communicative function, learning strategies, German as an additional languageResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino e aprendizado das Partículas Modais (PM) em alemão através de suas funções comunicativas nucleares. Com uma organização paradigmática interna altamente estruturada, a abordagem minimalista considera cada partícula como tendo uma função comunicativa específica, em que seu significado pragmático deve ser recuperado tanto pelo reconhecimento de sua função nuclear quanto pela inferência da situação comunicativa (AQUINO, 2023; DIEWALD, et al., 2017). Apesar de serem de grande importância para a interação cotidiana em alemão, as PM raramente são abordadas adequadamente no contexto do alemão como língua adicional (ALA) (AQUINO, 2020). Com base na experiência em um curso de extensão com professores de ALA no Brasil, argumentamos que a descrição das funções nucleares das PM representa uma ferramenta inovadora, objetiva e confiável para o ensino desses elementos modais para grupos de estudantes desde iniciantes até avançados. Como proposta didática, apresentamos: (i) uma tabela descritiva
com as funções nucleares de 15 PMs; (ii) uma aplicação prática do ensino das PMs através de suas funções nucleares dentro de usos autênticos de doch e ja. Considerando a falta de materiais didáticos adequados para o ensino das PMs, esta proposta representa uma contribuição significativa para o ensino de ALA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.















