OS SABERES DOCENTES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

saberes docentes, ensino de ciências, professores em serviço

Resumo

Neste trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura com os intuitos de
compreender como os saberes docentes têm sido investigados na área de Ensino de Ciências no Brasil e
de discutir as principais contribuições e limitações dessas investigações. Realizamos nossas buscas no
Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódico da CAPES, a partir de um recorte
temático, mas não temporal. Com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos, obtivemos um total
de 64 trabalhos (teses, dissertações e artigos). Por meio desses trabalhos, identificamos e caracterizamos
cinco eixos de investigação: saberes mobilizados por professores de Ciências; saberes docentes e a
identidade profissional; processos de construção e desenvolvimento dos saberes docentes; contribuições
de cursos e programas de formação na constituição dos saberes docentes; outros focos. Observamos que
prevalecem as pesquisas que buscam apenas identificar os saberes docentes sob uma perspectiva
individual de análise ao priorizarem, principalmente, métodos de categorização e análise de conteúdo.
Limitações como essa apontam para a necessidade de que um esforço seja realizado no sentido de se
ampliar o escopo das investigações sobre a temática de forma a incluir e considerar, sob uma perspectiva
etnográfica, a análise desses saberes docentes como fenômeno social, que se constrói na interação do
professor com seus alunos, com seus pares e demais membros da comunidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Mara Anastácio Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6907-6335, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. E-mail: thais.anastaciooliveira@gmail.com.

Nilmara Braga Mozzer, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Química e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenadora do grupo de pesquisa Práticas Científicas e Epistêmicas na Educação em Ciências (UFOP).

 

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Oliveira, T. M. A., & Mozzer, N. B. (2024). OS SABERES DOCENTES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45844

Edição

Seção

Artigos