OS SABERES DOCENTES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
saberes docentes, ensino de ciências, professores em serviçoResumo
Neste trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura com os intuitos de
compreender como os saberes docentes têm sido investigados na área de Ensino de Ciências no Brasil e
de discutir as principais contribuições e limitações dessas investigações. Realizamos nossas buscas no
Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódico da CAPES, a partir de um recorte
temático, mas não temporal. Com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos, obtivemos um total
de 64 trabalhos (teses, dissertações e artigos). Por meio desses trabalhos, identificamos e caracterizamos
cinco eixos de investigação: saberes mobilizados por professores de Ciências; saberes docentes e a
identidade profissional; processos de construção e desenvolvimento dos saberes docentes; contribuições
de cursos e programas de formação na constituição dos saberes docentes; outros focos. Observamos que
prevalecem as pesquisas que buscam apenas identificar os saberes docentes sob uma perspectiva
individual de análise ao priorizarem, principalmente, métodos de categorização e análise de conteúdo.
Limitações como essa apontam para a necessidade de que um esforço seja realizado no sentido de se
ampliar o escopo das investigações sobre a temática de forma a incluir e considerar, sob uma perspectiva
etnográfica, a análise desses saberes docentes como fenômeno social, que se constrói na interação do
professor com seus alunos, com seus pares e demais membros da comunidade educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.