RETORNO SOBRE O TEMA DA NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente, Especificidade do trabalho docente, Epistemologia e trabalho docente.

Resumo

O tema da especificidade e natureza do trabalho docente tem na área da educação uma história que se conta em décadas de reflexões e investigações. Considerando esse longo percurso de estudos e pesquisas interessadas pelo exercício da docência e centrando sua análise em algumas obras fundamentais, o presente artigo tem o objetivo de retomar a literatura de base sobre o tema da especificidade e natureza do trabalho docente e analisar suas aquisições, seus impasses e seus limites. O texto discute os estudos pioneiros de Luiz Pereira e Aparecida Joly Gouveia, as contribuições de Dermeval Saviani e Vitor Paro, bem como as proposições de Maurice Tardif e Claude Lessard. O artigo conclui destacando os avanços que foram obtidos sobre o tema e aponta que junto com o estudo da especificidade do trabalho docente também é importante estudar sua generalidade, situando assim a docência no campo mais vasto dos estudos do trabalho.

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Biografia do Autor

Wanderson Alves, Universidade Federal de Goiás

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da
Universidade Federal de Goiás. Doutor em Educação pela USP, com pós-doutorado em
ergologia pela Aix-Marseille Université (França). Atua em estudos e pesquisas sobre
trabalho e educação, formação e trabalho docente, formação profissional continuada,
trabalho e saúde

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Alves, W. (2024). RETORNO SOBRE O TEMA DA NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DOCENTE. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45870

Edição

Seção

Artigos