TRANSFORMAÇÕES DO MOVIMENTO SECUNDARISTA NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM FLEXÍVEL ATRAVÉS DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.47552

Palavras-chave:

Aprendizagem flexível, Contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), juventude, movimentos sociais, movimento estudantil secundarista

Resumo

Diante de um quadro de reorientação estratégica decorrente de uma nova configuração do bloco político hegemônico brasileiro dada a partir do golpe institucional de 2016, novas políticas educacionais se consolidam através da Contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Ao analisar os antecedentes e principais desdobramentos destas políticas, investiga-se seus impactos sobre a auto-organização estudantil secundarista ao articular, em pesquisa de natureza qualitativa, material bibliográfico e empírico. Para tanto, verificou-se a literatura especializada a fim de resgatar os principais fundamentos e objetivos do Novo Ensino Médio. Na análise empírica, realizou-se entrevistas com dirigentes gaúchos de organizações juvenis de destacada intervenção junto às entidades estudantis secundaristas, na expectativa de compreender a leitura do movimento a respeito do impacto destas novas políticas sobre suas bases. Utilizando a Teoria Fundamentada, identificaram-se códigos referentes às tendências provocadas pela Contrarreforma que agravam um cenário de refluxo político-organizativo anterior, contribuindo para a significativa imobilização deste setor frente aos processos de desinvestimento na educação e degradação das condições de vida das juventudes brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Laura Helena Paz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Graduanda de Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como bolsista PIBIC-CNPq (UFSM) desenvolvendo pesquisa empírica enfocada na Contrarreforma do Ensino Médio e no movimento estudantil secundarista.

  • Luciana Zambon, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui Graduação em Licenciatura em Física pela UFSM, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e Doutorado em Educação pela UFSM. Atualmente, é professora do Departamento de Administração Escolar da UFSM. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Recursos e estratégias didáticas na Educação em Ciências, Livros Didáticos e o Programa Nacional do Livro Didático, Políticas Educacionais e o Ensino Médio. É líder do Grupo de Pesquisa "Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente". Atualmente, atua como coordenadora do curso de Pedagogia a distância da UAB/UFSM. 

Publicado

06-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
TRANSFORMAÇÕES DO MOVIMENTO SECUNDARISTA NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM FLEXÍVEL ATRAVÉS DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO. edur [Internet]. 6º de maio de 2025 [citado 24º de junho de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47552

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