REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA A FORMAÇÃO DE CIENTISTAS

Autores

Palavras-chave:

Formação de cientistas, processo ensino-aprendizagem, ensino superior

Resumo

A formação de cientistas é um investimento social de longo prazo, que colabora com a sociedade a partir da construção do conhecimento que pode ser aplicado na resolução de problemas urgentes. Formar cientistas exige que sejam mobilizadas variadas cadeias de atores sociais, não obstante, a literatura científica nos apresenta diversos relatos de experiência em todo o mundo e nas mais diferentes instituições, que auxiliam no desenvolvimento e na reflexão acerca da formação de cientistas. O presente estudo tem como objetivo analisar as principais estratégias de formação de cientistas apresentadas na literatura científica. Foi realizada a revisão integrativa da literatura entre os anos de 2003 e 2022, acerca da formação de cientistas, identificando e compreendendo as experiências de formação de cientistas relatadas pelas autorias. Como resultado, as experiências de formação interdisciplinar, capacitação metodológica, internacionalização da formação, as atividades de gestão educacional e a curricularização da divulgação cientifica são apontadas como práticas formativas salutares a cientistas em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Regional do Cariri

Pós-doutorando em educação (MPEDU/URCA), Doutor em educação (PPG/UFC), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA), graduado em História (URCA).

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri

Pós - Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de P esquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física da URCA e no Mestrado Profissional em Educação. Desde a graduação atua na área de Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBenBio.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Pós - Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). É professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ e dos Programas de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação PMPEDU/URCA e PROFHISTÒRIA/URCA. Pesquisa nas áreas de: Educação, com ênfase em História da Educação, Política Educacional e Formação de Professores; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância - adolescência e Violência. Atua em ações de Extensão nas áreas de: Educação e Saúde; Educação e movimentos sociais.

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Antunes, J., Magerbio Gomes Torres, C., & Fernandes de Queiroz, Z. (2024). REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA A FORMAÇÃO DE CIENTISTAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47907

Edição

Seção

Artigos