REVISITANDO O ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS, REFLEXÕES E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Educação Mediada por Tecnologias, Ensino Hídrido, Desafios do Ensino Superior, Ciência AbertaResumo
Nesta resenha , trouxemos uma breve discussão sobre o ensino híbrido e a necessidade de revisitar conceitos e concepções que visam ancorar a execução de propostas que valorizem as potencialidades pedagógicas em contextos de educação mediados por TDIC. Tais reflexões emergiram da análise como parecerista do periódico Educação em revista, do artigo intitulado “O ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmica profissional", numa abordagem de ciência aberta que permitiu um diálogo enriquecedor entre avaliadores e autores, promovendo novas perspectivas sobre o tema. O referido trabalho, aborda a complexa questão do ensino híbrido no contexto universitário e o papel do professor diante das transformações tecnológicas na formação acadêmico-profissional. concluindo que, a implantação do ensino híbrido pode ter impactos negativos na formação docente devido ao discurso tecnológico e à diminuição da qualidade da experiência.Diante disso, discorreremos sobre a necessidade de revisitar conceitos e concepções sobre o ensino híbrido, destacando a importância de uma abordagem estratégica e planejada para a incorporação da tecnologia no currículo e nas práticas pedagógicas. Ressalta-se ainda, as potencialidades advindas do diálogo entre linhas de pensamento divergentes,comoforma de encontrar caminhos promissores para os problemas e dilemas educacionais, seja no presencial ou no virtual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.