AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48326

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Racismo, Educação Antirracista, Formação Docente.

Resumo

Considerando o contexto de celebração dos 20 anos da Lei 10.639/2003 e dos 15 anos da Lei 11.645/2008, o presente artigo oferece uma análise sobre os avanços e os desafios que perpassam a implementação da Educação Antirracista no Brasil. Na primeira seção, buscamos posicionar o racismo como um fenômeno complexo, de caráter estrutural e multidimensional, cuja abordagem no contexto escolar exige professoras/es municiadas/os com aportes teóricos e metodológicos específicos e letramento racial. Na segunda seção, examinamos publicações recentes que mapearam as principais dificuldades para a implementação da educação antirracista nas escolas e que sinalizam uma importante lacuna relativa à questão racial no campo da formação docente. Na terceira seção, focalizando a perspectiva de futuras/os professoras/es, analisamos a percepção de estudantes da graduação da Universidade de Brasília acerca da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais como componente curricular na formação inicial de professoras/es. O exame triangulado dessas três dimensões analíticas aponta para uma relação de mútuo reforço entre as lacunas na formação inicial de professoras/es e as dificuldades para o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica. A ausência e/ou oferta irregular e não obrigatória de componentes curriculares voltados para a capacitação de futuras/os professoras/es aparece como um entrave para abordagens qualificadas sobre a diversidade cultural brasileira, visando à refundação, sob bases antirracistas, de nossas relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

  • Ana Tereza Reis da Silva, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
    Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UnB) e no Mestrado em
    Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT/UnB). Coordena o
    Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (Gpdes/UnB/CNPq). Temas
    de interesse: Pedagogias decoloniais, Educação Intercultural, Educação Antirracista,
    Relações Étnico-raciais, Educação Socioambiental, Pensamento decolonial e
    epistemologias do Sul, Diálogo de saberes, Justiça epistêmica e cognitiva.

     

    Endereço postal: SQN 205, Bloco G, Ap. 202, Brasília-DF, CEP: 70043-070

    Fone: (61) 98161 2557

  • Bárbara Ribeiro Dourado Pias de Almeida, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Pesquisadora do Centro de Estudos de Agroecologia (NEA/UnB) e do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimentos e Descolonialidades (GPDES/PPGE/AB). Áreas de Interesse: Currículo. Treinamento de professor. Educação para as Relações Étnico-Raciais Educação Ambiental.

    Endereço Postal

     

  • Lurian Lima, UNIRIO/FAPERJ, Rio de Janeiro, Brasil.

    Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa CNPq. Foi pesquisador Visitante da Fulbright no Departamento de História da New York University. Pós-doutor no departamento de Música da UNIRIO, com bolsa FAPERJ. Integra o Grupo de Pesquisa Educação Saberes e Decolonialidades (UnB), o Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico (UFF), o Laboratório de História Oral (UFF), o Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH e o Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ. É Mestre em Música, Musicologia/Etnomusicologia, pela Universidade Federal do Paraná como bolsista CAPES. Atua como pesquisador e professor nas áreas de História e Música, discutindo temáticas relacionadas a racismo, conflitos raciais e protagonismo negro na sociedade e cultura do Brasil República; música, cultura e identidade negra na Diáspora Africana; música, historiografia e identidade nacional no Brasil; educação antirracista e intercultural.

    Endereço Postal:

    Fone

Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL. edur [Internet]. 28º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48326

Artigos Semelhantes

1-10 de 423

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.