A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA

O QUE ESTAMOS FAZENDO NA AMÉRICA LATINA?

Autores

Palavras-chave:

Transformação digital, Educação híbrida, Revisão de literatura, América Latina

Resumo

A transformação digital na educação foi fortemente impulsionada pela pandemia de covid-19 iniciada em 2020. Apesar deste evento ter gerado avanços para a adoção mais rápida de novas tecnologias, o fato é que muitos países e instituições já estavam dedicando esforços para promover esta transformação, por exemplo, com a adoção da educação mista. Cada região global possui características específicas que podem impactar a forma como esse processo ocorre. Nesse sentido, este estudo buscou identificar até que ponto estamos avançando na América Latina em termos de Transformação Digital e Educação Híbrida. Para atingir esse objetivo foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados Scopus ao longo de um período de 15 anos, buscando assim identificar estudos anteriores à própria pandemia. A busca foi realizada sem a delimitação na América Latina e foram identificados 111 que foram submetidos à análise bibliométrica. Esta análise permitiu a identificação de apenas sete artigos que tinham o primeiro autor vinculado a uma instituição da região. Nenhum dos demais artigos, de outras regiões, pesquisou o contexto da América Latina. Esses sete artigos foram então considerados para a discussão da realidade da região. Verificou-se que o pequeno número de estudos sobre a região não permite uma compreensão efetiva de como esse processo está ocorrendo. Desta forma, identificou-se uma oportunidade para estudos futuros que abordem a realidade latino-americana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moema Pereira Nunes, Faccat - Faculdades Integradas de Taquara e Universidade Feevale

Doutora em Administração

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faccat - Faculdades Integradas de Taquara e do Mestrado em Administração da Universidade Feevale.

Claudia Alba Natali Malagri, Faccat - Faculdades Integradas de Taquara

Mestra em Desenvolvimento Regional

Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Nunes, M. P., & Malagri, C. A. N. (2024). A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA: O QUE ESTAMOS FAZENDO NA AMÉRICA LATINA? . Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48376

Edição

Seção

Artigos