GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR:

IMPLEMENTAÇÃO DO SPORT EDUCATION A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48494

Palavras-chave:

sport education, pedagogia freiriana, ginástica artística, ensino superior

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender as estratégias pedagógicas mediadas por uma docente em um curso de graduação em Educação Física na implementação do Sport Education (SE) para desenvolver os conhecimentos sobre a Ginástica Artística (GA) a partir da proposta pedagógica freiriana. De cunho qualitativo, utilizou-se a pesquisa-ação como método de pesquisa, com a implementação do processo pedagógico desenvolvido em 12 semanas com a participação da docente pesquisadora e 17 estudantes. Os dados foram levantados semanalmente e incluíram: documentação pedagógica produzida durante a disciplina; diários de campo redigidos pela docente ao final de cada encontro; discussões com uma amiga crítica durante o desenvolvimento do processo educativo; realização de grupos focais após todo o processo. A Análise Temática foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados indicam que as três estratégias pedagógicas construídas foram fundamentais para a implementação do SE na GA: o Desempenho de diferentes funções, a Dinâmica do desenho e a Cocriação do código de pontuação. Esse conjunto de estratégias caracteriza uma mediação pedagógica condizente com a proposta pedagógica de Paulo Freire ao evidenciar saberes fundamentais inerentes à natureza ética de uma prática educativa libertadora, quais sejam: Leitura de mundo, Espírito investigador, Estímulo à autonomia, Horizontalidade, Problematização e (Re)construção de (novos) conhecimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR: : IMPLEMENTAÇÃO DO SPORT EDUCATION A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA. edur [Internet]. 30º de junho de 2025 [citado 14º de novembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48494

Artigos Semelhantes

1-10 de 426

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.