A UNIDADE CONTEÚDO-FORMA NA "PSICOLOGIA DO JOGO" DE D.B. ELKONIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49129

Palavras-chave:

unidade conteúdo-forma, brincadeira de papéis, Psicologia do Jogo, D.B. Elkonin, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa teórico-bibliográfica que se debruçou sobre o problema do conteúdo social da brincadeira pré-escolar, focalizando as relações entre forma e conteúdo da atividade lúdica protagonizada na obra máxima de D. B. Elkonin, sua "Psicologia do Jogo". Partindo da constatação de que pesquisas contemporâneas brasileiras que assumem a perspectiva histórico-cultural têm tematizado apenas secundariamente a dimensão do conteúdo dos papéis sociais protagonizados pelas crianças, e tendo em vista a premissa de que o jogo protagonizado é atividade que proporciona a reconstituição de relações sociais pelo mecanismo da ação lúdica, o estudo investigou o tratamento dado pelo autor à problemática do conteúdo da brincadeira e sua relação com a forma lúdica. A análise da obra foi estruturada com base em quatro eixos: i) contexto histórico e projeto de sociedade; ii) método de conhecimento da realidade; iii) concepção de formação humana (relação indivíduo-sociedade); e iv) práxis pedagógica. Foi possível identificar que as dimensões da forma e do conteúdo da brincadeira são concebidas como unidade dialética, e que o princípio da unidade conteúdo-forma atravessa integralmente a obra analisada, trazendo centralidade ao conteúdo na teoria geral do jogo de Elkonin, fato que tem importantes implicações para a pesquisa científica e para o trabalho educativo escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Marques Ramalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Bauru e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da mesma universidade, campus Araraquara. Acumula experiência em pesquisa sobre o desenvolvimento psicológico da criança pré-escolar, com foco na brincadeira de papéis, bem como na formação de professores da educação infantil. Recentemente, lançou o livro, junto a outros pesquisadores da área, intitulado "Guia para o trabalho educativo com bebês".

  • Juliana Campregher Pasqualini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara, com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. É graduada em Psicologia pela UNESP Bauru, mestre em Educação Escolar pela UNESP Araraquara e doutora pelo mesmo programa, com estágio de doutorado-sanduíche na University of Bath, Inglaterra. Coordenou de 2011 a 2016 o projeto de extensão universitária que produziu a "Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP". Usufruiu licença-maternidade de novembro/2021 a maio/2022. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores e processos grupais.

  • Marina Nascimento de Sousa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Bauru e mestranda em Educação Escolar pela UNESP, campus Araraquara. Atualmente realizamos pesquisas voltadas à Educação Infantil, com foco na idade pré-escolar e no estudo da brincadeira de papéis sociais. Acumula experiências em projetos voltados à educação escolar e à formação de professores da Educação Infantil. Nos últimos meses, foi lançado um livro fruto do projeto de extensão nos berçários de escolas públicas de Bauru, o qual recebeu o nome de “Guia para o trabalho educativo com bebês” em parceria com outros pesquisadores da área.

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A UNIDADE CONTEÚDO-FORMA NA "PSICOLOGIA DO JOGO" DE D.B. ELKONIN. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 15º de janeiro de 2026];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49129