ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN

CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49377

Palavras-chave:

análise de conteúdo, pesquisa qualitativa, pesquisas educacionais

Resumo

A análise de conteúdo corresponde a um conjunto de técnicas por meio das quais se pode analisar um grupo de dados. É bastante utilizada em pesquisas qualitativas, especialmente nas investigações da área da educação, por tratar-se de uma forma muito eficaz de se compreender os conteúdos nem sempre manifestos de um discurso (seja um texto, um gesto, ou a enunciação de uma frase, isso é, qualquer forma de comunicação). Assim, o objetivo deste artigo é descrever o método e as técnicas da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016) e suas contribuições e limitações para a abordagem qualitativa em educação. A investigação deste artigo apresenta a perspectiva qualitativa, do tipo bibliográfica, de natureza interpretativa, realizada em artigos e livros que tratam da temática. A análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin, oferece várias contribuições importantes para a pesquisa qualitativa em educação, incluindo uma análise sistemática e rigorosa dos dados, uma compreensão mais profunda dos fenômenos estudados, uma abordagem flexível e adaptável, a possibilidade de identificação de lacunas na literatura e a triangulação dos dados. As principais limitações da análise de conteúdo para a pesquisa qualitativa em educação incluem o risco de reducionismo, a subjetividade na construção das categorias, a dificuldade em lidar com dados não-textuais e as limitações na generalização dos resultados. É importante que o pesquisador esteja ciente dessas limitações ao utilizar a análise de conteúdo em suas pesquisas.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

    Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (2005), Especialização em Ação Interdisciplinar e Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase na Educação Física Escolar - UNIFACVEST (2006), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2023), Mestrado em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2020), atualmente cursando o doutorado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Joaçaba na linha de Processos Educacionais. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação, Tecnologia e Formação de Professores, sediado no PPGED da UNOESC. Servidor público na educação estadual de Santa Catarina, atuando na Coordenação Regional de Educação de Seara. Possui experiência nas áreas de Esportes e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, principalmente focando nos seguintes temas: Educação, educação física, contexto escolar, educação continuada, administração e gestão na educação e esportes, educação especial.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49377

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