ANÁLISE DO PAPEL MEDIADOR DA RESILIÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE APOIO SOCIAL E BURNOUT EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.52443

Palavras-chave:

Estudantes, Burnout acadêmico, Apoio Social, Resiliência

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o papel mediador da resiliência no efeito do suporte social e a relação com o burnout acadêmico. Para tal, foi realizado um estudo transversal com estudantes matriculados em cursos de graduação de uma universidade pública paranaense, participantes do projeto GraduaUEL - Análise da Saúde e Hábitos de Vida dos Estudantes de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, entrevistados no ano de 2019. A variável dependente deste estudo foi a exaustão acadêmica, mensurada por meio do questionário Copenhagen Inventory Burnout (CBI-S). A independente foi o apoio social, medido pela escala de apoio Social (MOS-SSS), e o efeito mediador da resiliência foi verificado a partir da escala CD-RISC-1. Foram realizadas análise fatorial exploratório (AFE) e análise fatorial confirmatória (AFC) para obter o modelo com melhores resultados através do software Mplus, com intervalo de confiança de 95% (IC95%). O apoio social total afetou significativamente e positivamente a resiliência, enquanto a resiliência teve um efeito significativamente negativo no burnout. Foi observado que o efeito direto do suporte social no burnout e efeito indireto do suporte social no burnout por meio da resiliência foram significativos, a resiliência medeia essa relação em aproximadamente 54,9%. Em suma, o apoio social e a resiliência têm efeito sobre o burnout acadêmico, dessa forma a exaustão dos estudantes universitários pode ser reduzida ampliando-se o apoio social e a resiliência entre os estudantes universitários.

Biografia do Autor

  • Telma Regina Fares Gianjacomo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Farmacêutica. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina (PR), Brasil.

  • Renne Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS)

    Farmacêutico. Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), Campus Chapecó, Chapecó (SC), Brasil.

  • Camilo Molino Guidoni, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Farmacêutico. Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina (PR), Brasil.

  • Edmarlon Girotto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Farmacêutico. Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina (PR), Brasil.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ANÁLISE DO PAPEL MEDIADOR DA RESILIÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE APOIO SOCIAL E BURNOUT EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/52443

Artigos Semelhantes

1-10 de 89

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.