A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA – O QUE ESTAMOS FAZENDO NA AMÉRICA LATINA?
Palavras-chave:
Transformação digital, educação híbrida, novas tecnologiasResumo
Esta resenha avaliativa tece alguns apontamentos críticos quanto ao artigo intitulado "A transformação digital na educação híbrida – o que estamos fazendo na América Latina?". Esse artigo está situado no âmbito da investigação educacional, com contribuições ao campo da educação digital e híbrida. Os temas abordados suscitam questões relevantes para a educação, ao mesmo tempo em que destacam desafios concernentes ao processo de reestruturação e adaptação do cenário educacional tecnológico. O objetivo principal é elucidar como a transformação digital tem se manifestado e se expandido com o advento da educação híbrida na América Latina, mesmo antes do processo de adaptação motivado pela pandemia de Covid-19. Para alcançar tal objetivo, as autoras propõem-se a uma revisão sistemática da literatura, com análise bibliométrica de artigos da base de dados Scopus. Algumas críticas a serem destacadas: do total de 111 artigos selecionados apenas sete focaram a América Latina, devido em parte, ao uso da expressão “transformação digital”, um conceito mais consolidado nas áreas de administração e economia, comprometendo os resultados esperados na área educacional; há uma discrepância entre o objetivo anunciado no resumo – identificar o avanço efetivo da transformação digital e da educação híbrida na América Latina – e outro objetivo mencionado na introdução, de compreender o estado da evolução dos estudos; a conclusão fragilizada do artigo, de que pouco se conhece sobre o tema parece ser precipitada, uma vez que o estudo se baseou exclusivamente em uma única base de dados, cujo escopo pode ser limitado para o campo educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.