ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO: UMA DISCUSSÃO ÀLUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • MARIA OTILIA GUIMARÃES NININ Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP, Recife-PE, Brasil
  • MARIA CECÍLIA CAMARGO MAGALHÃES Programa de Pos-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.54492

Palabras clave:

Hibridismo, Ensino-aprendizagem híbrido, Perspectiva sócio-histórico-cultural de ensino-aprendizagem híbrido, Estações de aprendizagem, Metodologias crítico-criativas

Resumen

A pandemia Covid-19 deflagrou, na área educacional, um problema relacionado às tecnologias digitais e às suas diferentes abordagens para o ensino. Na ânsia de se encontrar metodologias adequadas ao sistema remoto, optou-se pelo ensino denominado híbrido, mas cujas características indicavam propostas transmissivas, muito mais do que aquelas consideradas antes da pandemia, quando se recorria às tecnologias digitais. Por híbrido, passou-se a entender toda e qualquer proposta de ensino-aprendizagem que recorresse a um mix de instrumentos, com grande ênfase nos tecnológico-digitais.Concepções diversas sobre ensino híbrido, educação híbrida, aprendizagem híbrida, dentre outras denominações, todas elas carregando o estigma do hibridismo, adentraram no sistema educacional e isso vem se propagandodesde o período pandêmico até o momento, sem uma efetiva discussão sobre quais bases teóricas orientam essa aprendizagem de caráter híbrido.Essa amálgama de abordagens para “ensino híbrido” orientou uma disciplina da pós-graduação em LAEL, na PUC-SP, no ano de 2021, cujo objetivo foi caracterizar o ensino-aprendizagem híbrido à luz da teoria sócio-histórico-cultural, orientado por metodologias crítico-criativas. Nessa direção, este artigo, seguindo a orientação de desenvolvimento da disciplina, abordará conceitos relacionados aensino híbridoe suas reverberações, questionando essa visão dicotômica e cognitivista que sustenta muitos modelos assim denominados. Teoricamente, busca apoio no conceito de colaboração crítica e em outros conceitos de natureza sócio-histórico-cultural, confrontando-os aos que sustentam a abordagemhojeconsideradade ensino híbrido.Discute uma situação de aprendizagem, ressaltando as características que permitem categorizá-la como atividade de ensino-aprendizagem híbridona perspectiva sócio-histórico-cultural.

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Biografía del autor/a

  • MARIA OTILIA GUIMARÃES NININ, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP, Recife-PE, Brasil

    Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP, Recife-PE, Brasil

  • MARIA CECÍLIA CAMARGO MAGALHÃES, Programa de Pos-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil

    Professora Titular do Programa de Pos-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –PUC-SP, São Paulo, SP, BrasiL.

Publicado

2025-12-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO: UMA DISCUSSÃO ÀLUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL. edur [Internet]. 2025 Dec. 22 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/54492