ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO: UMA DISCUSSÃO ÀLUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.54492Palabras clave:
Hibridismo, Ensino-aprendizagem híbrido, Perspectiva sócio-histórico-cultural de ensino-aprendizagem híbrido, Estações de aprendizagem, Metodologias crítico-criativasResumen
A pandemia Covid-19 deflagrou, na área educacional, um problema relacionado às tecnologias digitais e às suas diferentes abordagens para o ensino. Na ânsia de se encontrar metodologias adequadas ao sistema remoto, optou-se pelo ensino denominado híbrido, mas cujas características indicavam propostas transmissivas, muito mais do que aquelas consideradas antes da pandemia, quando se recorria às tecnologias digitais. Por híbrido, passou-se a entender toda e qualquer proposta de ensino-aprendizagem que recorresse a um mix de instrumentos, com grande ênfase nos tecnológico-digitais.Concepções diversas sobre ensino híbrido, educação híbrida, aprendizagem híbrida, dentre outras denominações, todas elas carregando o estigma do hibridismo, adentraram no sistema educacional e isso vem se propagandodesde o período pandêmico até o momento, sem uma efetiva discussão sobre quais bases teóricas orientam essa aprendizagem de caráter híbrido.Essa amálgama de abordagens para “ensino híbrido” orientou uma disciplina da pós-graduação em LAEL, na PUC-SP, no ano de 2021, cujo objetivo foi caracterizar o ensino-aprendizagem híbrido à luz da teoria sócio-histórico-cultural, orientado por metodologias crítico-criativas. Nessa direção, este artigo, seguindo a orientação de desenvolvimento da disciplina, abordará conceitos relacionados aensino híbridoe suas reverberações, questionando essa visão dicotômica e cognitivista que sustenta muitos modelos assim denominados. Teoricamente, busca apoio no conceito de colaboração crítica e em outros conceitos de natureza sócio-histórico-cultural, confrontando-os aos que sustentam a abordagemhojeconsideradade ensino híbrido.Discute uma situação de aprendizagem, ressaltando as características que permitem categorizá-la como atividade de ensino-aprendizagem híbridona perspectiva sócio-histórico-cultural.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.













