O IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS E A INCULCAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DESDE A TENRA IDADE ESCOLAR

Autores

  • Dinis Fernando Costa Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.54585

Palavras-chave:

Estado Novo, Regime colonial português, Manuais escolares, Estereótipos, Angola e Guiné Bissau

Resumo

O regime colonial português utilizou livros escolares e outros meios educativos para divulgar as suas ideologias de supremacia branca. Isto foi promulgado para melhor subjugar os colonizados nas suas chamadas “províncias ultramarinas” africanas. Este artigo tenta estabelecer que a maior parte do extrato social nativo dos países Lusófonos em África particularmente Angola e Guine Bissau, no período colonial, estavam enraizados em estereótipos sistemáticos. Isto foi conseguido através da utilização de livros didáticos no Estado Novo para inculcar valores e a cultura de subserviência às crianças indígenas desde a mais tenra idade escolar. Esperamos com a análise de dois manuais escolares do ensino primário expôr as ideologias coloniais. Pretendemos também alertar sobre as consequências negativas do eurocentricentrismo e afrocentrismo encontrado nos livros e manuais escolares atuais o que é discrimina, especialmente, grupos minoritários como brancos e mestiços no contexto da agenda pós-colonial. O estudo emprega a Abordagem Histórico-Discursiva (DHA, sigla em inglês) para analisar os dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dinis Fernando Costa, Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo

    Assistant Director

    Dinis Fernando da Costa é Bacharel em Português e Linguística Inglesa pela University of South Africa (UNISA) e Doutor em Linguística pela University of the Western Cape (UWC). Foi professor na UWC e Cape Peninsula University of Technology (CPUT), na África do Sul. Atualmente, é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidade (FCSH) da Universidade do Namibe, em Angola. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de Estudos Onomásticos/Toponímicos, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (EFL), Análise do Discurso e Comunicação Intercultural. ddacosta212@gmail.com / dinis.costa@uninbe.ao.

     

    https://orcid.org/0000-0002-6738-6337

     

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS E A INCULCAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DESDE A TENRA IDADE ESCOLAR. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 15º de janeiro de 2026];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/54585