EDUCAR PARA A CIDADANIA ENTRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

AMPLIANDO HORIZONTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.55354

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular, Educação Básica, Educação para a Cidadania

Resumo

Esta resenha avaliativa do artigo “Pode a Base Nacional Comum Curricular contribuir para a Educação para a Cidadania?”, de Marcelo Baumann Burgos, discute as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na promoção da cidadania nas escolas. Destaca-se a relevância do processo de avaliação aberta, promovendo maior transparência e diálogo entre autores e revisores. O artigo avaliado explora a implementação da BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, defendendo a hipótese de que essa base pode fortalecer a Educação para a Cidadania, apesar das limitações reconhecidas pela literatura. São identificadas tensões entre o papel da escola e o Estado na promoção de uma educação cidadã, considerando o impacto da digitalização e da diversidade cultural no ambiente escolar. O autor apresenta um modelo analítico para avaliar como a cidadania é abordada nas escolas, e os dados apresentados apontam para uma aceitação da BNCC, especialmente por gestores escolares, o que gera controvérsias em relação à literatura crítica sobre o tema. A resenha conclui destacando a necessidade de mais estudos sobre a recontextualização da BNCC e seu impacto na formação cidadã dos estudantes, apontando limites e perspectivas do artigo.

Biografia do Autor

  • Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Professor adjunto de Ensino de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (MPEC-UFOP). Doutor em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC), Licenciado em Quí­mica (IFCE) e Pedagogia (UNINTER). 

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Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
EDUCAR PARA A CIDADANIA ENTRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AMPLIANDO HORIZONTES. edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/55354

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