EDUCAR PARA A CIDADANIA ENTRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
AMPLIANDO HORIZONTES
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.55354Palavras-chave:
Base Nacional Curricular, Educação Básica, Educação para a CidadaniaResumo
Esta resenha avaliativa do artigo “Pode a Base Nacional Comum Curricular contribuir para a Educação para a Cidadania?”, de Marcelo Baumann Burgos, discute as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na promoção da cidadania nas escolas. Destaca-se a relevância do processo de avaliação aberta, promovendo maior transparência e diálogo entre autores e revisores. O artigo avaliado explora a implementação da BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, defendendo a hipótese de que essa base pode fortalecer a Educação para a Cidadania, apesar das limitações reconhecidas pela literatura. São identificadas tensões entre o papel da escola e o Estado na promoção de uma educação cidadã, considerando o impacto da digitalização e da diversidade cultural no ambiente escolar. O autor apresenta um modelo analítico para avaliar como a cidadania é abordada nas escolas, e os dados apresentados apontam para uma aceitação da BNCC, especialmente por gestores escolares, o que gera controvérsias em relação à literatura crítica sobre o tema. A resenha conclui destacando a necessidade de mais estudos sobre a recontextualização da BNCC e seu impacto na formação cidadã dos estudantes, apontando limites e perspectivas do artigo.
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