PODE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.56416

Palavras-chave:

Educação para cidadania, Cidadania Emancipatória , Neoliberalismo

Resumo

A resenha crítica analisa o artigo de Marcelo Burgos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a educação para a cidadania no Brasil. Burgos argumenta que a BNCC, apesar de suas contradições, pode ser uma ferramenta para a formação cidadã, mas aponta-se a necessidade de uma análise mais reflexiva e crítica. O texto destaca a influência de entidades privadas na BNCC e questiona se a ênfase em competências pode atender às demandas do mercado em detrimento de uma educação emancipatória. A resenha também critica a superficialidade do conceito de cidadania na BNCC e defende uma abordagem que promova a transformação social. A partir das considerações de Burgos, propõe-se uma análise da BNCC referente a promoção de uma educação para cidadania revelando contradições e desafios. Argumenta-se que a BNCC, embora apresente avanços, está enraizada em uma lógica neoliberal que pode instrumentalizar a educação. Portanto, conclui-se que a BNCC precisa ser ressignificada para romper com essa lógica e promover uma educação crítica e emancipatória. É crucial que a educação para a cidadania vá além da adaptação ao mercado de trabalho e capacite os indivíduos a transformar a sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Fernando Rodrigues Pires, Universidade Federal de Lavras

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE/UFMG, 2022), linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFJF, 2016) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (PUC-MG, 2010). Professor Ajunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Educação em Ciências, Física e Matemática (DFM) - Setor de Educação Matemática vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET). Experiência profissional: Educação Superior e Básica Fundamental e Médio. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Inovações Educacionais – GEPEMIE/UEMG-Ibirité. Interessado nas temáticas: Educação Matemática; Influência das concepções neoliberais nas Tendências em Educação Matemática; Políticas Públicas Curriculares; Pedagogia Histórico-Crítica; Antonio Gramsci; Álvaro Borges Vieira Pinto. 

Downloads

Publicado

05-05-2025

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
PODE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA?. edur [Internet]. 5º de maio de 2025 [citado 12º de novembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/56416

Artigos Semelhantes

1-10 de 451

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.