PODE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA?
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.56416Palavras-chave:
Educação para cidadania, Cidadania Emancipatória , NeoliberalismoResumo
A resenha crítica analisa o artigo de Marcelo Burgos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a educação para a cidadania no Brasil. Burgos argumenta que a BNCC, apesar de suas contradições, pode ser uma ferramenta para a formação cidadã, mas aponta-se a necessidade de uma análise mais reflexiva e crítica. O texto destaca a influência de entidades privadas na BNCC e questiona se a ênfase em competências pode atender às demandas do mercado em detrimento de uma educação emancipatória. A resenha também critica a superficialidade do conceito de cidadania na BNCC e defende uma abordagem que promova a transformação social. A partir das considerações de Burgos, propõe-se uma análise da BNCC referente a promoção de uma educação para cidadania revelando contradições e desafios. Argumenta-se que a BNCC, embora apresente avanços, está enraizada em uma lógica neoliberal que pode instrumentalizar a educação. Portanto, conclui-se que a BNCC precisa ser ressignificada para romper com essa lógica e promover uma educação crítica e emancipatória. É crucial que a educação para a cidadania vá além da adaptação ao mercado de trabalho e capacite os indivíduos a transformar a sociedade.
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