AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CONFORMIDADE DE RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO EM RELAÇÃO À NOTA TÉCNICA Nº 065/2014/INEP/DAES/CONAES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59249

Palabras clave:

autoavaliação institucional, educação superior, sinaes, conformidade, nota técnica

Resumen

A avaliação institucional de Instituições de Educação Superior (IES) contribui para o aprimoramento das políticas de gestão e para a qualificação da gestão acadêmica, abrangendo ensino, pesquisa e extensão, como maneira de consolidar sua presença na sociedade. O universo da avaliação institucional envolve diferentes práticas, entre elas a elaboração e publicização dos relatórios finais de autoavaliação. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é identificar o grau de conformidade dos relatórios de autoavaliação integral de IES selecionadas em relação à Nota Técnica 065/2014/INEP/DAES/CONAES. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, com foco nos relatórios publicados pelas instituições. Por meio da aplicação de um checklist, procedeu-se à verificação da aderência dos documentos às orientações normativas. Os resultados apontam o esforço de elaboração  dos relatórios por parte das respectivas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), atendendo o roteiro definido pela Nota Técnica 065/2014, como requisito para cumprir a legislação atinente à avaliação do ensino superior. As conclusões indicam a necessidade constante de capacitação dos membros que formam as CPAs e a sugestão de uso de ferramentas de inteligência artificial para auxiliar na verificação do cumprimento das exigências da Nota Técnica 065/2014.

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Biografía del autor/a

  • Ariél Philippi Machado, UFSC

    ARIÉL PHILIPPI MACHADO

    Doutorado em andamento em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Curitiba – PR). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Curitiba-PR, 2021). Mestrado em andamento em Administração Universitária (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis-SC, 2024). Membro do Grupo de Pesquisa Teologia Pública em contexto latino-americano. Membro do Conselho Editorial da Revista Caderno Teológico (PUCPR). Membro do Projeto de Pesquisa: A Gestão Universitária no Processo da Formação: um olhar a partir da sua própria prática.

    https://orcid.org/0000-0001-6961-2740

     

  • Anne Marie Scoss, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrado Profissional em Administração Universitária em andamento (UFSC).

    ANNE MARIE SCOSS

    Mestrado Profissional em Administração Universitária em andamento. (UFSC).

    https://orcid.org/0009-0005-3363-5488

  • Luan Philippi Machado, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (UNESC, 2020). Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Socioeconômico em andamento (UNESC).

    LUAN PHILIPPI MACHADO

    Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (UNESC, 2020). Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Socioeconômico em andamento (UNESC).

    https://orcid.org/0000-0002-3636-9278

  • Luciana Oliveira Penna dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrado Profissional em Administração Universitária em andamento. (UFSC). Especialista em Gestão de Documentos e Informação (AVM Educacional).

  • Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

     Doutor em Engenharia e gestão do Conhecimento e Mestre em Administração.  Pós-Doutor em Administração. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, e experiência no segmento corporativo em atividades relacionadas a inovação corporativa e design estratégico de negócios. Administrador, atualmente atuando como Coordenador Adjunto do Curso de Administração da UNESC, Coordenador da CPA e do Setor de Avaliação Institucional da mesma Universidade. 

Publicado

2025-12-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CONFORMIDADE DE RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO EM RELAÇÃO À NOTA TÉCNICA Nº 065/2014/INEP/DAES/CONAES. edur [Internet]. 2025 Dec. 22 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/59249