AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CONFORMIDADE DE RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO EM RELAÇÃO À NOTA TÉCNICA Nº 065/2014/INEP/DAES/CONAES
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59249Palavras-chave:
autoavaliação institucional, educação superior, sinaes, conformidade, nota técnicaResumo
A avaliação institucional de Instituições de Educação Superior (IES) contribui para o aprimoramento das políticas de gestão e para a qualificação da gestão acadêmica, abrangendo ensino, pesquisa e extensão, como maneira de consolidar sua presença na sociedade. O universo da avaliação institucional envolve diferentes práticas, entre elas a elaboração e publicização dos relatórios finais de autoavaliação. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é identificar o grau de conformidade dos relatórios de autoavaliação integral de IES selecionadas em relação à Nota Técnica 065/2014/INEP/DAES/CONAES. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, com foco nos relatórios publicados pelas instituições. Por meio da aplicação de um checklist, procedeu-se à verificação da aderência dos documentos às orientações normativas. Os resultados apontam o esforço de elaboração dos relatórios por parte das respectivas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), atendendo o roteiro definido pela Nota Técnica 065/2014, como requisito para cumprir a legislação atinente à avaliação do ensino superior. As conclusões indicam a necessidade constante de capacitação dos membros que formam as CPAs e a sugestão de uso de ferramentas de inteligência artificial para auxiliar na verificação do cumprimento das exigências da Nota Técnica 065/2014.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.















