Diferença não é dificiência: em questão a patalogiazação do fracasso escolar
Keywords:
Diferença, Deficiência, Fracasso escolarAbstract
A partir de crítica fls explicas õ es que situam como causa do fracasso escolar das crianças das camadas populares os seus “déficits” e “patologias” diversas,
procurou-se mostrar que essas crianças, nas quais se vóem apenas negatividades, têm um potencial rico advindo de sua experiência de vida e uma especificidade de aprendizagem diretamente relaciona- da ã sua classe social de origem. Fez-se um estudo de caso de um gmpo de cri s . Suas histórias de vida mostraram as contrações entre seu desempenho em casa e na escola. A análise de seus “erros” mostrou a construção lõgi- ca e a riqueza de pensamento dessas crianças. Concluiu-se que, para vencer o fracasso escolar, o processo de ensino- aprendizagem deve apoiar-se nas formas de pensamento das crias das camadas populares, cujo pressuposto epistemolõgico concebe o fazer como fonte do saber e que não permitem uma maior aproximação e um melhor conhecimento dessas crians as. Entretanto, o processo de ensino assim concebido só se poderã concretizar-se se alterarem as formas de organização e as condições de trabalho pedagógico que estruturam a escola.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.