INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: SUBSÍDIOS PARA UMA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO ESPAÇO SIMBÓLICO
Abstract
Esse artigo visa contribuir com subsídios teórico-empíricos acerca da concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como um espaço simbólico, de mediação semiótica, apresentada por Meira e Lerman (2010). Tais subsídios são extraídos da análise de uma pesquisa realizada por duas professoras-pesquisadoras, uma de matemática, a outra de ciências, de uma mesma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. Nessa pesquisa executou-se um trabalho interdisciplinar entre as duas professoras, onde se investigou como, e sob quais circunstâncias, tal trabalho poderia encorajar os alunos a “cruzar as fronteiras” das duas disciplinas. A partir da ilustração de dois episódios de aprendizagem, a noção de ZDP como espaço simbólico é reforçada, e a questão da fragilidade e instabilidade de uma ZDP é discutida.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.