INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: SUBSÍDIOS PARA UMA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO ESPAÇO SIMBÓLICO
Resumen
Esse artigo visa contribuir com subsídios teórico-empíricos acerca da concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como um espaço simbólico, de mediação semiótica, apresentada por Meira e Lerman (2010). Tais subsídios são extraídos da análise de uma pesquisa realizada por duas professoras-pesquisadoras, uma de matemática, a outra de ciências, de uma mesma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. Nessa pesquisa executou-se um trabalho interdisciplinar entre as duas professoras, onde se investigou como, e sob quais circunstâncias, tal trabalho poderia encorajar os alunos a “cruzar as fronteiras” das duas disciplinas. A partir da ilustração de dois episódios de aprendizagem, a noção de ZDP como espaço simbólico é reforçada, e a questão da fragilidade e instabilidade de uma ZDP é discutida.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.