O TRABALHO DO TUTOR EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Valdelaine Mendes Universidade Federal de Pelotas

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar as características do trabalho desempenhado por um dos profissionais que atuam no Ensino a Distância (EAD), o tutor, e identificar se esse trabalho pode ser definido como uma substituição da função do docente no processo de formação. A pesquisa contou com dois procedimentos de investigação que se complementaram: um estudo dos registros legais e estatísticos referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação demonstrou que todas as atribuições dos tutores são funções docentes. O trabalho docente no EAD é fragmentado entre aqueles que planejam e organizam as disciplinas, os “professores”, e aqueles que as executam interagindo (virtualmente) com os alunos, os “tutores”. Palavras-chave: Professor. Tutor. Trabalho. Ensino a distância

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valdelaine Mendes, Universidade Federal de Pelotas

Professora Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Educação Física (UFPel), Bacharel em Ciências Sociais (UFPel), Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Educação (USP), Pós-doutoranda em Educação (USP)

Published

2023-05-29

How to Cite

Mendes, V. (2023). O TRABALHO DO TUTOR EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. Educação Em Revista, 28(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21016

Issue

Section

Artigos