Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças

Authors

  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima UFMG

Abstract

Neste texto examino questões relativas à construção de conhecimentos em ambiente escolar. Para isso percorro diferentes formas de conhecimento e os embates entre ciência e sociedade. Alguns aportes epistemológicos recorrentes na educação em ciências são mobilizados para analisar tensões emergentes nas universidades em decorrência da pressão por expansão de vagas no ensino superior que culminaram com o Projeto REUNI. Localizo este projeto em um contexto mais geral de massificação da educação superior. Faço uma digressão quanto ao significado do projeto moderno de sociedade, aponto elementos para compreensão da crise desse projeto, valendo-me de uma sociologia do conhecimento científico. Abordo tensões de ordem institucional, epistemológica e das práticas docentes. Valho-me, mais especificamente, da experiência de formação de educadores do campo na área de Ciências da Vida e da Natureza, na Universidade XXX.

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Published

2023-05-29

How to Cite

Lima, M. E. C. de C. (2023). Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças. Educação Em Revista, 29(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061

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Artigos