AMBIENTE E CULTURA KAINGANG: SAÚDE E EDUCAÇÃO NA PAUTA DAS LUTAS E CONQUISTAS DOS KAINGANG DE UMA TERRA INDÍGENA

Authors

  • Luís Fernando da Silva Laroque Centro Universitário Univates, Lajeado/RS.
  • Juciane Beatriz Sehn da Silva Centro Universitário Univates.

Keywords:

Kaingang, Terra Indígena Linha Glória, Saúde e educação, Vale do Taquari

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas à saúde e educação indígena Kaingang, da Terra Indígena Linha Glória, localizada no município de Estrela, no Vale do Taquari. Os Kaingang são povos de Língua Jê, constituindo na atualidade um dos maiores grupos do ponto de vista populacional no sul do Brasil, ocupando territórios localizados no oeste paulista, centro-norte e oeste paranaense, oeste catarinense e centro-norte do Rio Grande do Sul. Sendo assim, buscamos compreender como este grupo vivencia e relaciona-se culturalmente com a saúde e a educação no seu cotidiano. Pretendemos, sobretudo, mostrar que este grupo tem sido sujeito de sua história, estando à frente de diversas lutas relacionadas à saúde e educação, e, que a Constituição Federal de 1988, garante nos termos específicos da lei, que ambas sejam realizados de maneira diferenciada, respeitando a cultura e a peculiaridade das populações indígenas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luís Fernando da Silva Laroque, Centro Universitário Univates, Lajeado/RS.

Doutor em História. Pesquisador. Professor do Centro de Ciências Humanas e Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates. 

Juciane Beatriz Sehn da Silva, Centro Universitário Univates.

Graduada em História pelo Centro Universitário Univates. Professora da educação básica em Lajeado/RS

Published

2023-05-29

How to Cite

da Silva Laroque, L. F., & Sehn da Silva, J. B. (2023). AMBIENTE E CULTURA KAINGANG: SAÚDE E EDUCAÇÃO NA PAUTA DAS LUTAS E CONQUISTAS DOS KAINGANG DE UMA TERRA INDÍGENA. Educação Em Revista, 29(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21085

Issue

Section

Artigos