A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil

Authors

  • Evelise Maria Labatut Portilho PUCPR
  • Carla Cristina Tosatto Colégio Positivo

Keywords:

educação infantil, unidades de significação, formação continuada.

Abstract

Este artigo tem origem na formação continuada de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil e apresenta a construção das seguintes unidades de significação: a criança como um ser naturalmente bom; a criança como um ser que vive na fantasia; a criança como um ser que brinca; a criança como um ser que aprende; e a criança como um ser que se desenvolve. Foi possível perceber que prevalece entre as professoras uma imagem idealizada, mitificada, naturalizada e homogênea da criança e da infância que tensiona as suas relações com as crianças na sua concretude. A criança como um ser que brinca, ainda é vista de forma mais natural que social, distanciando-se da concepção da criança como produtora de culturas próprias e singulares que precisam ser consideradas, ampliadas e ressignificadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Evelise Maria Labatut Portilho, PUCPR

Professora Titular da PUCPR. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa Strito Sensu de Educação da PUCPR.

Mestre e doutora em Educação.

Coordenadora da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada.

Carla Cristina Tosatto, Colégio Positivo

Mestre em Educação pela PUCPR

Coordenadora do Colégio Positivo

Published

2023-05-29

How to Cite

Portilho, E. M. L., & Tosatto, C. C. (2023). A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil. Educação Em Revista, 30(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21139

Issue

Section

Artigos