A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
Keywords:
Trabalho docente, Trabalho coletivo, Trabalho colaborativo, Rede Municipal de Educação de Belo HorizonteAbstract
Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.