O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente

Authors

  • Anne Louise Scarinci
  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Universidade de São Paulo

Keywords:

desenvolvimento profissional docente, formação continuada, construtivismo, reflexão sobre a prática

Abstract

Um grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anne Louise Scarinci

Professora da área de Ensino de Física (formação docente), Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP.

Published

2023-05-29

How to Cite

Scarinci, A. L., & Pacca, J. L. de A. (2023). O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação Em Revista, 31(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188

Issue

Section

Artigos