Jovens-Adolescentes egressos de uma Educação Integral: a construção de atitudes e valores

Authors

Keywords:

Educação Integral ? Jovens-adolescentes ? Programa Escola Integrada ? Experiência

Abstract

Na plural discussão a respeito da juventude, alguns consensos  podem ser observados como, por exemplo, a existência de uma relação  tensionada  entre esse grupo social e a instituição escolar. No presente trabalho, serão discutidas as mudanças percebidas por um grupo de sujeitos, com idades entre 15 e 18 anos, em suas ações e em seus valores a partir da sua participação em um programa de educação integral e(m) tempo integral – Programa Escola Integrada (PEI) –  do munícipio de Belo Horizonte, MG - Brasil. Os dados apontam que a participação nas atividades, na visão desses sujeitos, promoveram mudanças significativas em suas atitudes e valores, com desdobramentos em aspectos diversos de suas vidas, como a socialização, o mundo do trabalho e suas vivências escolares. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bárbara Bruna Moreira Ramalho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação e Pedagoga pela FaE/UFMG. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG) e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Membro do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA).

Lúcia Helena Alvarez Leite, Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Pedagogia pela Universidade de Valencia, Espanha (2002). Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Málaga, Espanha (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação integral e integrada, educação indígena. Coordena o grupo de pesquisa e extensão - TEIA (Territórios, Educação Integral e CidadaniA) e o Observatório da Educação Integral, ambos da Faculdade de Educação da UFMG.

Published

2023-05-30

How to Cite

Moreira Ramalho, B. B., & Leite, L. H. A. (2023). Jovens-Adolescentes egressos de uma Educação Integral: a construção de atitudes e valores. Educação Em Revista, 31(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21222

Issue

Section

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS