A escola e o adolescente em conflito com a lei: desvelando as tramas de uma difícil relação

Authors

  • Eliseu de Oliveira Cunha Universidade Federal da Bahia
  • Maria Virgínia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia

Keywords:

adolescentes em conflito com a lei, medidas socioeducativas, desigualdade educacional, desigualdade social.

Abstract

O artigo analisa os processos histórico-sociais que conferem sentido à frequente hostilidade das instituições escolares em relação a adolescentes autores de ato infracional. Tal inamistosidade se materializa em dois mal-estares característicos do percurso escolar desses indivíduos. No primeiro, anterior à infração, o adolescente, por se encontrar em um ambiente educativo adverso, protagoniza episódios de desinteresse, insucesso e evasão escolar. No segundo, posterior à sua autuação, é compelido a retornar à escola, onde vivencia experiências de rejeição, discriminação e hostilização. O histórico alinhamento da escola com a cultura das classes abastadas, correlato à sua típica repulsa pelos estratos populares, revelou-se a espinha dorsal do fenômeno, uma vez que a maioria dos adolescentes advém desta classe social, sendo alvo privilegiado dos preconceitos, estigmas e estereótipos tipicamente atribuídos aos jovens de baixa renda. Para a atenuação desse quadro, a requalificação das práticas escolares para um efetivo acolhimento do adolescente mostra-se imprescindível.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliseu de Oliveira Cunha, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da UFBA.

Published

2023-05-30

How to Cite

Cunha, E. de O., & Dazzani, M. V. M. (2023). A escola e o adolescente em conflito com a lei: desvelando as tramas de uma difícil relação. Educação Em Revista, 32(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21239

Issue

Section

Artigos