A escola e o adolescente em conflito com a lei: desvelando as tramas de uma difícil relação

Autores/as

  • Eliseu de Oliveira Cunha Universidade Federal da Bahia
  • Maria Virgínia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

adolescentes em conflito com a lei, medidas socioeducativas, desigualdade educacional, desigualdade social.

Resumen

O artigo analisa os processos histórico-sociais que conferem sentido à frequente hostilidade das instituições escolares em relação a adolescentes autores de ato infracional. Tal inamistosidade se materializa em dois mal-estares característicos do percurso escolar desses indivíduos. No primeiro, anterior à infração, o adolescente, por se encontrar em um ambiente educativo adverso, protagoniza episódios de desinteresse, insucesso e evasão escolar. No segundo, posterior à sua autuação, é compelido a retornar à escola, onde vivencia experiências de rejeição, discriminação e hostilização. O histórico alinhamento da escola com a cultura das classes abastadas, correlato à sua típica repulsa pelos estratos populares, revelou-se a espinha dorsal do fenômeno, uma vez que a maioria dos adolescentes advém desta classe social, sendo alvo privilegiado dos preconceitos, estigmas e estereótipos tipicamente atribuídos aos jovens de baixa renda. Para a atenuação desse quadro, a requalificação das práticas escolares para um efetivo acolhimento do adolescente mostra-se imprescindível.

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Biografía del autor/a

Eliseu de Oliveira Cunha, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da UFBA.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Cunha, E. de O., & Dazzani, M. V. M. (2023). A escola e o adolescente em conflito com a lei: desvelando as tramas de uma difícil relação. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21239

Número

Sección

Artigos