A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO

Authors

  • Renata Luiza da Costa CEFET-GO
  • José Carlos Libâneo PUC-Goiás

Keywords:

Educação Profissional Técnica, Mediação, Educação a distância.

Abstract

 

Este artigo traz reflexão sobre a mediação docente em cursos técnicos a distância e suas relações com a formação do egresso. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1931, 2007; DAVYDOV, 1988), nos conceitos de mediação pedagógico-didática e mediação instrumental de Lenoir (2014), foi feito estudo de caso com três cursos técnicos a distância da rede federal. Foi observado que as condições de trabalho apresentadas não poderiam sustentar outra forma de mediação docente senão a instrumental, pois são mínimas em recursos pedagógicos, infraestruturais e humanos. A dificuldade mais citada pelos alunos foi a ausência de mediação didática por um professor que domine o conteúdo. Atividades centrais da mediação docente como dúvidas de conteúdo e orientação em tarefas ficam relegadas a tutores de áreas diversas. Concluiu-se que a mediação docente e a estrutura pedagógica dos cursos analisados não sustenta formação integral, apontando mais para interesse em adequar políticas brasileiras à recomendações internacionais.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Luiza da Costa, CEFET-GO

Faço parte do departamento de informática do CEFET de Goiás da unidade de Inhumas. Estou atuando na linha que abrange informática na educação, mais especificamente no que diz respeito à inclusão digital e social.

José Carlos Libâneo, PUC-Goiás

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-doutor pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais.

Published

2023-05-30

How to Cite

Costa, R. L. da, & Libâneo, J. C. (2023). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO. Educação Em Revista, 34. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21285