A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO
Keywords:
Discurso, Acontecimento, Dispositivo, Governamentalidade, Programa Ciência sem Fronteiras.Abstract
RESUMO: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma ação do governo federal brasileiro que tem por objetivo internacionalizar a educação. Esse artigo tem por objetivo compreender o programa Ciência sem Fronteiras na UTFPR-FB como um acontecimento e dispositivo de governamentalidade. Como metodologia, utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER & GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 2014). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1999, 2008, 2014, 2015), Deleuze (2011), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011) entre outros. Observamos que o programa Ciência sem Fronteiras pode ser considerado um acontecimento e dispositivo de governamentalidade na UTFPR-FB.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.