QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE
Keywords:
pesquisa, entrevistas por e-mail, educação, assexualidade, diversidade sexualAbstract
Com base em uma pesquisa sobre assexualidade, este artigo traz reflexões sobre os limites e as possibilidades do uso da entrevista por e-mail como instrumento metodológico. Com o objetivo de alcançar as pessoas autoidentificadas como assexuais – localizadas em diferentes regiões, estados e municípios do Brasil – a investigação que deu origem a este artigo utilizou o e-mail como ferramenta. Este artigo apresenta os desafios para a realização de entrevistas por e-mail diante da ausência de pistas sociais como gestos, entonação de voz e linguagem corporal e também expõe as vantagens de sua utilização sob dois aspectos principais. Em primeiro lugar, ao possibilitar maior alcance geográfico dos sujeitos, e em segundo lugar, ao tornar possível a participação de pessoas que, por diferentes motivos – como a timidez, o desejo por anonimato, a preservação da privacidade, por exemplo –, não concederiam a entrevista presencialmente.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.