Hibridações da cultura acadêmica com a cibercultura: análise das práticas acadêmicas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Keywords:
Cultura acadêmica, Ensino superior, Estudos culturais da educação, Tecnologias digitais.Abstract
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica (PIBIC) sobre a cultura acadêmica e o processo de hibridação com a cibercultura. O estudo teve o objetivo geral de verificar de que maneira as mediações entre os aprendentes e as tecnologias intelectuais digitais favorecem ou restringem a ressignificação da cultura acadêmica. Para atendê-lo, a pesquisa buscou identificar diferentes práticas acadêmicas de uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e analisar seus elementos constituintes. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, fundamentada na perspectiva intercultural, segundo Canclini e Martín-Barbero, vinculada aos Estudos Culturais da Educação. Os resultados apontaram que o AVA Moodle não tem favorecido a hibridação da cultura acadêmica com a cibercultura, em razão, principalmente, da episteme que governa o ensino e a aprendizagem na universidade. Constatou-se que as práticas e os elementos da cultura acadêmica analisadas tendem a reproduzir o paradigma de ensino vigente na instituição investigada.
Downloads
Additional Files
- Folha de rosto (Português (Brasil))
- Certidão de publicação (Português (Brasil))
- Instrumentos da pesquisa e quadro de categorização dos dados (Português (Brasil))
- CULTURA ACADÊMICA: proposta de uma pesquisa intercultural sobre a hibridação decorrente das mediações com as tecnologias intelectuais digitais (Português (Brasil))
- Resultado antiplagio (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.