ADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS
Keywords:
Professor, Condições de trabalho, Mal-estar, Sofrimento, Adoecimento, Consequências nas relações sociais.Abstract
Análise das multicausalidades do fenômeno do mal-estar e adoecimento das professoras das primeiras letras sob os aspectos físicos, psicológicos e sociais, a partir da sua ótica e as possíveis consequências. Obtida através da pesquisa qualiquantitativa, com 32 professoras em três escolas de Olinda-PE, visando conhecer e elencar as principais queixas, sintomas e diagnósticos externados em questionários semiestruturados. Encontramos múltiplas causas, frequentes e recorrentes, provocadoras desse fenômeno e tendo as peculiaridades da docência como origem e produtoras do mal-estar. Entre estas, identificamos insônia, distúrbios na voz e na coluna, irritabilidade, cansaço físico e mental, estado de tensão, ansiedade e depressão como queixas e sintomas constantes e recorrentes. Observamos que políticas públicas, voltadas a essa classe trabalhadora responsável pelo alicerce da formação do sujeito, são urgentes e imprescindíveis.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.