A PROPOSAL FOR THE ELABORATION OF A PEDAGOGICAL GAME FROM THE FORMULATION OF CONCEPTUAL SCHEMES

Authors

Keywords:

Pedagogical Game, Playful, Formal Education, Conceptual Schemes

Abstract

This theoretical study aimed to present a proposal to build a pedagogical game from the conception of conceptual schemes. This proposal was developed in the doctoral thesis of one of the authors of the article, who worked with the construction of knowledge about biological evolutionary concepts from the development of a pedagogical game. To this end, the authors initially discuss the design of recreational games from the perspective of three conceptual schemes, namely: Rules, Playful Interaction and Culture. Subsequently, after characterizing the pedagogical game, according to a discussion conducted in the light of specific literature, the authors present and discuss in detail the primary scheme proposed by them to think about the pedagogical game, the Formal Education arrangement. Finally, they point out that the proposal can be used to think and develop pedagogical games not only for teaching Natural Sciences practiced in Basic Education, but in any subject linked to Formal Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Aparecido de Moraes, Universidade Federal de Jataí

Possuo graduação em Ciências Biológicas - modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2002), mestrado (2009) e doutorado (2020) em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Atuo como professor da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Jataí - GO. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, formação de professores e metodologias lúdicas voltadas ao ensino, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Ciências e Formação de Professores.

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Universidade Federal de Goiás

Cursei Licenciatura em Química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 1992 e 1998. Desde 1993, até antes de me mudar para São Carlos -SP em 1999 para cursar o mestrado, ministrava aulas de química e física no ensino médio público. Em 2001, após dois anos, terminei meu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trabalhando com ensino de química analítica. Minha dissertação versava sobre a caracterização e aplicação de corantes naturais de flores em equilíbrio químico, mudança de coloração, indicadores naturais enfim. No mesmo ano, 2001, logo após a defesa de dissertação, fui aprovado para o doutorado em química, também pela UFSCar, minha tese versava sobre o uso de jogos em ensino de química. Conclui o doutorado em 2004, três anos após meu ingresso e dois anos após ter sido aprovado em concurso público para professor assistente na Universidade Federal de Goiás, onde estou atualmente. Hoje sou professor Associado IV e um dos professores da área de ensino de química do Instituto de Química da UFG. Coordeno o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Fui coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química do IQ - UFG entre 2008-2012. Coordenei o estágio de licenciatura por 5 anos, entre 2003 e 2008, período de direcionamento, implantação e regulamentação do estágio docente no Brasil e na UFG. Sou pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP. Orientei 12 alunos de doutorado, 30 alunos de mestrado e 22 alunos de Iniciação Científica até o presente momento, além de 25 monografias de final de curso, implantadas em 2007 na licenciatura em Química da UFG. Atualmente, oriento 6 alunos de mestrado e 6 alunos de doutorado pelo PPGQ E PPGECM da UFG. Publiquei até o momento 80 artigos em periódicos especializados e 300 trabalhos em anais de eventos científicos, sendo 89 deles, trabalhos completos. Tenho 16 capítulos de livro publicados, e no final do ano de 2008, lancei meu primeiro livro: Jogos em Ensino de Química, teoria, métodos e aplicações, que se encontra na 2a edição no ano de 2015. No ano de 2018 lanço um livro novo: Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências, em parceria com Cleophas, M. G. Finalmente, as linhas de pesquisa em que atuo são: Jogos e Atividades Lúdicas Aplicadas ao Ensino de Química; Ciência e Religião; Formação de Conceitos; Inclusão Digital de Professores de Ciências e Robótica Educacional em Ensino de Ciências.

Published

2021-12-03

How to Cite

Moraes, F. A. de, & Soares, M. H. F. B. (2021). A PROPOSAL FOR THE ELABORATION OF A PEDAGOGICAL GAME FROM THE FORMULATION OF CONCEPTUAL SCHEMES. Educação Em Revista, 37(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25000