MUDANÇAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: REPERCUSSÕES DA BNCCEM NO CURRÍCULO MINEIRO

Autores

Palavras-chave:

novo ensino médio, bncc, currículo, Minas Gerais

Resumo

Este artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, buscou analisar o conjunto de políticas curriculares dirigidas ao ensino médio a nível nacional, no período de 1990 a 2018 e sua expressão na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Para tanto se busca apreender as definições da Lei n. 13.415/2017, da Base Curricular desta etapa de ensino, e do documento intitulado Currículo Referência de Minas Gerais, aprovado no fim de 2020. A expectativa é apresentar elementos para a análise das repercussões da reforma do ensino médio no país e no Estado de Minas Gerais. As conclusões sinalizam que as novas configurações dirigidas à última etapa da educação básica convergem para uma formação destituída de sentido crítico e voltada para a aplicabilidade de conteúdos através de uma lista de competências e habilidades. O discurso de flexibilização é retomado na definição dos itinerários formativos, enfatizando o empreendedorismo como elemento chave para atender os requerimentos econômicos, e há forte tendência à privatização do ensino médio pela via de parcerias com o setor privado para a oferta desses itinerários, como pela possibilidade de implementação de escolas públicas com gestão privada, como vem sendo estudado pelo Governo de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samilla Pinto, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Graduada em Pedagogia (2010-2016) e Mestre em Educação (2016-2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como bolsista de iniciação científica no Grupo de Pesquisa sobre Politica Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FAE/UFMG). Atualmente ocupa o cargo de Professora na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.  

Savana Melo, Universidade Federal de Minas Gerais/Professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (POSGRAD/FAE)

Pos-Doutora em Educação. Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG).

Downloads

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Pinto, S., & Melo, S. (2022). MUDANÇAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: REPERCUSSÕES DA BNCCEM NO CURRÍCULO MINEIRO. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34196

Edição

Seção

Artigos