PURPOSE AND IDENTITY

LINKS AND IMPLICATIONS FOR EDUCATION

Authors

Keywords:

purpose, identity, identity status, narrative identity, moral identity

Abstract

The relation between identity and purpose has been highlighted both by the legal frameworks that define purpose as the axis of basic education in Brazil and by studies on purpose published in the country and abroad. However, documents such as the Common National Curriculum Base and the New High School do not provide theoretical foundations that enable education professionals to know how identity and purpose are built and articulated, as well as to understand their pedagogical implications. At the academic level, in turn, the relationship between identity and purpose has been little discussed in an explicit and systematic way. This article, of a theoretical nature and inscribed at the interface between education and psychology, explores the articulations between studies on purpose and on identity with regard to the constitution, development and functioning of these constructs, as well as discusses their implications for education. Therefore, it defines the concept of life project according the perspective founded by the Center for Studies on Adolescence at Stanford University (United States), coordinated by William Damon, and circumscribes the processes of construction and functioning of identity to approaches to identity states, narrative identity and moral identity, whose common matrix is ​​the work of Erik Erikson.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marco Antonio Morgado da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de investigação e docência na Universidade de Barcelona (UB). Sua área de pesquisa abrange os campos da psicologia moral, psicologia cognitiva, estudos da identidade e educação em valores. Compõe o núcleo de pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da USP. É professor há 12 anos na Educação Básica. Atualmente é professor de pós-graducação no Instituto Singularidades, coordenador de área e professor de Projetos Sociais na Escola Antonietta e Leon Feffer (ALEF). Trabalha com formação de professores, produção de material didático e consultoria pedagógica com os temas Educação em Valores e Projeto de Vida. É autor do livro didático Projeto de Vida: construindo o futuro (editora Ática), aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, co-autor do livro Psicologia para Pais e Educadores: desenvolvimento moral e social (Juruá, 2019) e autor do material didático do componente curricular de Projeto de Vida dos estados de Alagoas e Pernambuco. 

Hanna Cebel Danza, Universidade de São Paulo

Hanna Cebel Danza é mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Estudando a temática dos Projetos de Vida desde 2011, defendeu em 2019 a tese intitulada “Conservação e mudança nos projetos de vida dos jovens: um estudo longitudinal sobre uma intervenção de Educação em Valores”. Em 2018 realizou um estágio de investigação e docência na Universidade de Barcelona. Foi professora da disciplina “Projeto de vida” no Ensino Médio entre 2013 e 2017 em uma escola privada de São Paulo e do curso de extensão “Educação para a construção dos projetos de vida: aportações para o cumprimento das diretrizes da BNCC” no Instituto Singularidades. É autora do livro Projetos de vida: construindo o futuro (Editora Ática, 2021) e coautora dos livros Psicologia para Pais e Educadores: desenvolvimento moral e social (Juruá, 2019) e Estudos sobre adolescência: vários contextos, vários olhares (Mercado de Letras, 2017) e também do material didático do componente curricular de Projeto de vida das Secretarias de Educação dos Estados de Pernambuco e Alagoas. Atua como consultora do componente curricular Projeto de Vida em diversas Secretarias Estaduais de Educação, é professora do curso de formação de professores em Projeto de Vida das Secretarias de Educação dos Estados de Pernambuco e Alagoas e do curso de aprimoramento “Educação socioemocional: teoria e prática” do Instituto Sedes Sapientiae e da pós-graduação do Instituto Singularidades. 

Published

2022-05-06

How to Cite

Morgado da Silva, M. A. ., & Cebel Danza, H. (2022). PURPOSE AND IDENTITY: LINKS AND IMPLICATIONS FOR EDUCATION. Educação Em Revista, 38. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35845

Issue

Section

Artigos