DESIGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Avaliação, efetividade, Ações Afirmativas, Ensino Superior, critério racialResumo
A partir dos anos 2000, começaram a ser implantadas políticas afirmativas no ensino superior
brasileiro, visando a ampliação do acesso da população negra a esse nível de ensino, bem como a
diminuição das desigualdades raciais. A Lei nº 12.711/2012 determinou a adoção da política afirmativa a
todas as instituições federais de ensino superior. O presente trabalho propõe a reflexão acerca dessas
políticas afirmativas, visando a elaboração de uma análise crítica em relação aos seus resultados,
respondendo a seguinte questão: as políticas afirmativas implementadas no ensino superior público
brasileiro ajudam a ampliar o acesso à população negra? A pesquisa realizou um rastreamento de políticas
afirmativas implementadas e análises de correlação e regressão linear múltipla para avaliar a efetividade
das políticas afirmativas raciais, considerando a ampliação do acesso ao ensino superior à população
negra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.