Pelos caminhos da Maria Fumaça: o trabalhador ferroviário - formação e resistência pelo trabalho
Keywords:
Maria Fumaça, Trabalhador ferroviárioAbstract
Este estudo rgconstitui o pro- cesso de implantação das ferrovias em Minas Gerais, no final do século XIX e início do século XX, situando a influencia da Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM - sobre a cidade de Divinópolis, localizada ao centro-oeste aiaeiro, a 110 kza de Belo Horizonte. Reconstitui também a aglutlaaçãn das ferrovias zoiaeíras, a partir de 1931, em um só conjunto denominado Rede Míneira de Via- ção, sob administração do Governo Estadual, e as dificuldades econômi- cas experimentadas. Através de depoimentos dos ferroviàrios, analisa a expansão das relações capitalçistas de produção, na primeira metade do sé- culo XX, nessa região, pela institu- cionalização aí do trabalho assalaria- do criado pela empresa ferroviária, transformando o trabalhador em um sujeito com direitos. Por outro lado, analisa o processo de conformação desse trabalhador às exigências de produção da empresa através das relações de trabalho, em seu cotidiano. Apoiando-se, ainda, em depoi- mentos de ferroviários, analisa as manifestações individuais, grupais e coletivas desse trabalhador, contrárias às condições de trabalho estabelecidas. As maifestações coletivas referem-se ás greves realizadas pelo trabalhador ferroviário do centro-oeste mineiro, particularmente, nos meados do século XX, exigindo a realização de seus direitos trabalhistas, como o pagamento em dia de seu salário. No processo de mobilização e organização do trabalbador, salienta a participação do Partido Comunista Brasileiro e a estabilidade no emprego, que naquele momento era assegurada ao ferroviário. Conclui analisando o caráter invertido da consciência do trabalhador ferroviário sobre a realidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.