Significado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolas: alguns resultados discrepantes
Keywords:
Propriedades fonológicas, Pré-escolasAbstract
No presente estudo, a habilidade de crianças entre 3 e 6 anos em desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonológicas da fala foi avaliada através de duas tarefas. Uma delas a tarefa de tamanho de palavras-avaliada a habilidade da criança em compararar pares de palavras quanto ao tamanho, em pares em que o comprimento da palavra e o tamanho do referente eram incogruentes (e.g., trem-telefone). A outra - tarefa de semelhança de palavras - avaliava ahabilidade da criança em identificar, entre duas palavras diferentes, aqulea que parecia uma palavra padrão, enquanto a outra relacionava -se semanticamente a ela. O grupo mais velho de crianças, em fase de alfabetização, foi capaz de desconsiderar o significado em ambasas tarefas. As criançasmais jovens, por outro lado , foram, em geral, mais capazes de desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonolóficas da fala na tarefa de tamanho de palavras. Essa diferença no desempenho das crianaças em idade pré-escolar é interpretada em termos de diferenças no tipo de operação fonológica que as duas tarefas pressupõem.
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