DARWIN NO BRASIL: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS

Authors

Keywords:

Charles Darwin, Brasil, História em quadrinhos, Divulgação Científica, Público infanto-juvenil

Abstract

This article aims to analyze the comic book “Darwin: no Brasil”. The magazine in question is a comic approach that aims to show children and teenagers some ideas about the naturalist and his journey in 19th century Brazil. In the work analyzed, the serious figure takes on a different version of most materials, with a profusion of colors printed on paper with a higher quality than that of comic books. It is not easily found on magazine stands, but rather in physical and virtual bookstores. For the analysis of the magazine, some pages were investigated with the purpose of indicating how the comic artist uses visual resources in combination with verbal language, and how they complement each other, contributing to the propagation of the scientific message. The results indicated the complexity of disseminating scientific knowledge in a compact verbal-visual format. As a strategy to communicate the naturalist's journey to readers, the author created a narrative with a visual and linguistic nature in the comics. The attempt to present scientific questions in comics fulfilled the purpose of conveying part of Darwin's story in Brazil, explored emotions, but did not provoke reflections, possibly given the author's intentions in discussing the issues of slavery and Darwin's view of society Brazilian at the time. However, the reflections presented should not be seen as a rejection of the work “Darwin in Brazil”, but as a precaution for those who make the material available to children and adolescents.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sheila Alves de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Sheila Alves de Almeida é professora Associada do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, ministrando as disciplinas de metodologias e práticas do ensino de ciências no curso de Pedagogia. Orienta pesquisas no Programa de Pós Graduação em Educação no Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS-UFOP. Mestre em Educação na linha de Educação e Ciências pela UFMG (2005) e doutora na linha Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2011). Atuou como Professora do Ensino Fundamental por 15 anos em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Coordenou atividades do PIBID Biologia na UFOP até 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: divulgação científica para crianças, leitura e escrita nas aulas de ciências do Ensino Fundamental, formação de professores e interações discursivas nas aulas de ciências com o foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

José João Vieira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2020). Participou do PIBID como bolsista na área de Ciências Biológicas. Atualmente é professor concursado na Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães. Tem experiência na área de Educação em Ciências. Atuando principalmente nos seguintes temas: Divulgação científica, Evolução humana, História em quadrinhos como instrumento para o ensino e divulgação da Ciência.

Philippe Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto de Filosofia do Direito na Faculdade Nacional de Direito (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui pós-doutorado pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina e pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Bacharel em Direito pela mesma instituição. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Atua nos campos da Filosofia do Estado, da Teoria Geral do Estado, da Filosofia do Direito e da Teoria Geral do Direito. Foi professor substituto na UFMG. Atualmente, vem pesquisando a gênese e o desenvolvimento das teorias críticas do Direito "pós-modernas" (como os Critical Legal Studies e a Critical Race Theory), bem como a interlocução destas com o pensamento utópico (à luz de autores como Karl Mannheim, Ernst Bloch e Paulo Ferreira da Cunha). A articulação entre Estado moderno, soberania e colonialidade também ocupa espaço privilegiado em seus estudos. Sua atuação é voltada à Filosofia do Direito e Relações Raciais.

Published

2024-10-25

How to Cite

Almeida, S. A. de, Vieira, J. J., & Oliveira de Almeida, P. (2024). DARWIN NO BRASIL: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS. Educação Em Revista, 40(40). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48862

Issue

Section

Artigos