DARWIN NO BRASIL: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS
Palabras clave:
Charles Darwin, Brasil, História em quadrinhos, Divulgação Científica, Público infanto-juvenilResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a revista em quadrinhos “Darwin: no Brasil”. A revista em questão é uma abordagem em quadrinhos que pretende mostrar às crianças e adolescentes algumas ideias do naturalista e sua jornada no Brasil do século XIX. Na obra analisada, a figura sisuda ganha uma versão diferente da maioria dos materiais, com uma profusão de cores impressas em papéis com qualidade superior à dos gibis. Não é encontrada com facilidade nas bancas de revistas, mas sim em livrarias físicas e virtuais. Para a análise da revista, algumas páginas foram investigadas com o propósito de indicar como o quadrinista utiliza os recursos visuais em combinação com a linguagem verbal, e como eles se complementam contribuindo para a propagação da mensagem científica. Os resultados indicaram a complexidade de divulgar o conhecimento científico em um formato verbovisual compacto. Como estratégia para comunicar a viagem do naturalista aos leitores, o autor criou uma narrativa com natureza visual e linguística nos quadrinhos. O intento de apresentar questões científicas em quadrinhos cumpriu o propósito de veicular parte da história de Darwin no Brasil, explorou as emoções, mas não provocou reflexões, possivelmente dado as intenções do autor em discutir as questões da escravidão e o olhar de Darwin para a sociedade brasileira da época. Contudo, as reflexões apresentadas não devem ser vistas como uma rejeição à obra “Darwin no Brasil”, mas como uma precaução para aqueles disponibilizam o material para as crianças e adolescentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.