THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE

REFLEXÕES SOBRE O LUGAR DOS FACILITADORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

Keywords:

distance learning, facilitators, continuing education, higher education pedagogy

Abstract

In recent decades, there has been an expansion in access to higher education in Brazil. The high demand for distance learning undergraduate courses highlights new ways of accessing higher education and new institutional arrangements in teaching and learning processes. In the context of distance education, the pedagogical work carried out by facilitators becomes important in the students' learning process. This study aims to analyze the perceptions of facilitators about the pedagogical experiences lived in the continuing education of higher education teachers at UNIVESP. The research is qualitative and used a virtual questionnaire for data collection during the first semester of 2023. The research participants recognize the experience of being a facilitator as important in their professional formation, but perceive the practice as an ambiguous task due to the combination of teaching and non-teaching functions. Although not institutionally considered as such, most facilitators see themselves as teachers. The majority of facilitators acknowledge that the student should be at the center of the learning process, however, in practical terms, it is not always possible to exercise dialogic mediation. Regarding the training course undertaken by the facilitators, some see it as an initial approach to pedagogical work. For others, the training is merely a source of income. Other facilitators view the training as an important pedagogical experience in their career but point out limitations. Thus, there is a complexity in the facilitator's role, and the existing difficulties in pedagogical practice demand greater recognition of these facilitators' pedagogical work.

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Author Biographies

Wisllayne Ivellyze de Oliveira Dri, Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

Graduada em PEDAGOGIA (2008) e DOUTORA em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2023). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LAPPLANE) na Faculdade de Educação - UNICAMP. Pesquisadora na área de Políticas Públicas Educacionais, trabalhando com os seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais; Formação Continuada de Professores, Planos Nacionais de Educação, Projeto Político-Pedagógico, América do Sul, Regionalização Educativa, MERCOSUL, Educação a Distância (EAD) no Ensino Superior, Adolescência e Juventudes. Também, professora de Educação Infantil na Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEDIC) - UNICAMP.

Lélia Santiago Custódio da Silva , UNESP

Docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Doutoranda em Ciências na área de concentração Geologia e Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UNICAMP). Mestra em Geociências na área de Geologia e Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB)/Instituto de Estudos Avançados (IdEA)/UNICAMP. Engenheira de Minas graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Experiência no campo da educação do ensino superior com mestrado na área pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Francisco Sidomar Oliveira da Silva, UNESP

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2013), e Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2014). Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Acre (2015), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2018). Doutorando em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -UNESP/Bauru. Atualmente é servidor da Universidade Federal do Acre. Tem experiência nas áreas de Biologia e Ciências, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, ensino e aprendizagem, educação, ensino de ciências, ciências e educação de surdos. É membro do Gepecac - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Acre, desde abril de 2016.

Andrezza Santos Flores , UNESP

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, na linha de Pesquisa Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática, no qual participa do grupo de pesquisa intitulado Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE), além de fazer parte do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC). Mestrado pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal) na linha de pesquisa Tecnologias, Diversidades e Culturas onde participou do grupo de pesquisa, Formação Docente e Práticas Educativas. Graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Cesumar - UniCesumar no polo de Andradina, graduação no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, Campus de Ilha Solteira-SP . Foi bolsista CAPES e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com atividades vinculadas a uma Escola Estadual da cidade de Ilha Solteira (2012 - 2016). Atualmente é docente na escola SESI 025 de Andradina no 1 ao 5 ano, responsável pelo componente curricular Programação e Robótica, bem como professora eventual pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no município supracitado. Tem experiências na área de Educação com ênfase em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia para Deficientes Visuais, Gestão Escolar, Inclusão Escolar com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).

Franciele del Vecchio dos Santos, UNESP

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília/SP. Especialista em Ética, Valores e Cidadania. Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara/SP. É professora da Educação Básica em escolas privadas. Membro do grupo de pesquisa “Trabalho Docente, suas relações com o universo escolar e a sociedade”.

Published

2024-10-11

How to Cite

de Oliveira Dri, W. I., Santiago Custódio da Silva , L., Sidomar Oliveira da Silva, F., Santos Flores , A., & del Vecchio dos Santos, F. (2024). THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE: REFLEXÕES SOBRE O LUGAR DOS FACILITADORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação Em Revista, 40(40). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49420

Issue

Section

Artigos