A FORMAÇÃO CONTINUADA PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

REFLEXÕES SOBRE O LUGAR DOS FACILITADORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores/as

Palabras clave:

ensino a distância, facilitadores, formação continuada, pedagogia universitária

Resumen

En los últimos decenios, el acceso a la enseñanza superior en Brasil ha aumentado. La demanda de cursos de educación a distancia pone de relieve nuevas formas de acceso a la educación superior. En el contexto de la enseñanza a distancia, el trabajo pedagógico de los facilitadores es importante para el proceso de aprendizaje de los estudiantes. El objetivo es analizar las percepciones de los facilitadores sobre sus experiencias pedagógicas en la formación continua de docente de la Enseñanza Superior de la UNIVESP. El artículo consiste en una investigación cualitativa que utiliza un cuestionario virtual para datos empíricos, durante el primer semestre de 2023. Los participantes de la investigación reconocen la experiencia de ser facilitador como algo importante en su formación profesional, pero evalúan como una tarea ambigua debido a la combinación de funciones docentes y no docentes. A pesar de la ausencia de reconocimiento institucional, la mayoría de los facilitadores perciben su trabajo como de profesores. La mayoría de los facilitadores consideran importante que el estudiante esté en el centro del proceso de aprendizaje, pero en la práctica no siempre es posible. Respecto al curso de formación, algunos facilitadores lo ven como un primer acercamiento al trabajo pedagógico. Para otros facilitadores la formación es solo un ingreso. Otros facilitadores ven la formación como una experiencia pedagógica importante en una carrera, pero señalan muchas limitaciones. Por lo tanto, el papel del facilitador es complejo y las dificultades existentes en la práctica pedagógica requieren un mayor reconocimiento de este trabajo pedagógico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wisllayne Ivellyze de Oliveira Dri, Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

Graduada em PEDAGOGIA (2008) e DOUTORA em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2023). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LAPPLANE) na Faculdade de Educação - UNICAMP. Pesquisadora na área de Políticas Públicas Educacionais, trabalhando com os seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais; Formação Continuada de Professores, Planos Nacionais de Educação, Projeto Político-Pedagógico, América do Sul, Regionalização Educativa, MERCOSUL, Educação a Distância (EAD) no Ensino Superior, Adolescência e Juventudes. Também, professora de Educação Infantil na Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEDIC) - UNICAMP.

Lélia Santiago Custódio da Silva , UNESP

Docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Doutoranda em Ciências na área de concentração Geologia e Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UNICAMP). Mestra em Geociências na área de Geologia e Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB)/Instituto de Estudos Avançados (IdEA)/UNICAMP. Engenheira de Minas graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Experiência no campo da educação do ensino superior com mestrado na área pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Francisco Sidomar Oliveira da Silva, UNESP

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2013), e Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2014). Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Acre (2015), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2018). Doutorando em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -UNESP/Bauru. Atualmente é servidor da Universidade Federal do Acre. Tem experiência nas áreas de Biologia e Ciências, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, ensino e aprendizagem, educação, ensino de ciências, ciências e educação de surdos. É membro do Gepecac - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Acre, desde abril de 2016.

Andrezza Santos Flores , UNESP

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, na linha de Pesquisa Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática, no qual participa do grupo de pesquisa intitulado Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE), além de fazer parte do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC). Mestrado pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal) na linha de pesquisa Tecnologias, Diversidades e Culturas onde participou do grupo de pesquisa, Formação Docente e Práticas Educativas. Graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Cesumar - UniCesumar no polo de Andradina, graduação no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, Campus de Ilha Solteira-SP . Foi bolsista CAPES e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com atividades vinculadas a uma Escola Estadual da cidade de Ilha Solteira (2012 - 2016). Atualmente é docente na escola SESI 025 de Andradina no 1 ao 5 ano, responsável pelo componente curricular Programação e Robótica, bem como professora eventual pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no município supracitado. Tem experiências na área de Educação com ênfase em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia para Deficientes Visuais, Gestão Escolar, Inclusão Escolar com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).

Franciele del Vecchio dos Santos, UNESP

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília/SP. Especialista em Ética, Valores e Cidadania. Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara/SP. É professora da Educação Básica em escolas privadas. Membro do grupo de pesquisa “Trabalho Docente, suas relações com o universo escolar e a sociedade”.

Publicado

2024-10-11

Cómo citar

de Oliveira Dri, W. I., Santiago Custódio da Silva , L., Sidomar Oliveira da Silva, F., Santos Flores , A., & del Vecchio dos Santos, F. (2024). A FORMAÇÃO CONTINUADA PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE O LUGAR DOS FACILITADORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49420

Número

Sección

Artigos