MINERAÇÃO EM BASES DE DADOS DO INEP: uma análise exploratória para nortear melhorias no sistema educacional brasileiro
Palabras clave:
Educação Básica, Aprendizagem de Matemática, Mineração de Dados.Resumen
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) contém bases de dados provenientes das avaliações de diversos níveis e modalidades de ensino, incluindo a educação básica, cuja avaliação é denominada Prova Brasil. Por intermédio da aplicação de provas e questionários aos alunos, professores e diretores, é possível extrair informações relevantes para identificação de caminhos visando à melhoria da qualidade do ensino. Mediante o desafio de explorar esta base, constituída de um grande volume de dados, este estudo aplica o processo de Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados (Knowledge Discovery in Databases – KDD) com o intuito de identificar fatores que relacionam o perfil de professores que lecionam Matemática com a proficiência obtida por seus alunos. São apresentados os passos deste processo no contexto desta aplicação, explicitando, principalmente, a Mineração de Dados (Data Mining). Por fim são tecidos comentários sobre os padrões descobertos.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.