PANDEMIA, MATERNIDADE E CIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DE CIENTISTAS MÃES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Autores

  • Aline Teresinha Walczak Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Pandemia, Ciência, Mulheres, Maternidade

Resumo

O contexto pandêmico, transformou a realidade social e as relações interpessoais, principalmente por meio das medidas de isolamento e distanciamento social, necessárias para a contenção do vírus. Com o trabalho remoto e a intensificação do convívio familiar, acentuaram-se as desigualdades de gênero relacionadas à divisão sexual do trabalho, que sobrecarrega as mulheres diante da desigual responsabilização pelos cuidados com a vida privada. O presente artigo, de natureza qualitativa exploratória, objetiva, a partir do uso de questionários, investigar e discutir de que forma a pandemia afetou a carreira das cientistas mães, docentes da Universidade Federal do Pampa. Percebemos, por meio da pesquisa, que a pandemia impactou de alguma forma a carreira das participantes, a partir da falta de tempo para o cumprimento das atividades profissionais, domésticas e de cuidado com as(os) filhas(os), intensificando, assim, a sobrecarga de trabalho e os impactos na saúde mental de algumas das participantes do estudo.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Teresinha Walczak, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

  • Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

    Docente do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Doutora e Mestra em Educação em Ciências, Licenciada em Química.

Publicado

11-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
PANDEMIA, MATERNIDADE E CIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DE CIENTISTAS MÃES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. edur [Internet]. 11º de outubro de 2024 [citado 24º de dezembro de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42213