Aula de português: discurso, conhecimento e escola

Autores/as

  • Antonio Augusto Gomes Batista

Palabras clave:

Português, Conhecimento, Escola

Resumen

O trabalho teve por objeto o estudo das relações entre os conhe- cimentos que se transmitem na aula de Português e a atividade mesma de tramissão, compreendida como uma atividade discursiva. Para o estudo desse objeto, malizou-se um estudo exploratório, de caráter naturalístico: selecionou- se uma turma de 5°- série, de escola pública que atende às camadas populares, e procurou-se, com base nesse campo de estudo, descrever e analisar o discurso produzido na interação entre professor e alunos. Em sua maior parte, os instrumentos utilizados na análise dos dados foram extraídos do campo de estudos que abordam a linguagem em funcionamento. Eles permitiram mostrar que a atividade discursiva na aula de Português realiza um efeito de discurso através de três mecanismos — síntese, repetição e apropriação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Dissertações e teses

Cómo citar

1.
Aula de português: discurso, conhecimento e escola. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];7(13). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43993