EDUCACIÓN Y DEPORTE

ANÁLISIS DEL TIEMPO ESCOLAR DEL ESTUDIANTE-ATLETA DE FÚTBOL

Autores/as

  • Hugo Paula Almeida da Rocha Colégio Pedro II
  • Leonardo Bernardes Silva de Melo Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Miguel Ataíde Pinto da Costa Colégio Pedro II
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares UFRJ

Palabras clave:

Carrera dual, Educación, Deporte, Tiempo de Estancia en la Escuela, Estudiantes-atletas

Resumen

El objetivo del artículo fue analizar el tiempo de estancia en la escuela (TEE) de estudiantes-atletas de fútbol a partir de una nueva propuesta de modelo de análisis. La variable tiempo nos sirvió para verificar la inversión del estudiante-atleta en la carrera deportiva dual. Realizamos la investigación con 62 estudiantes-atletas que residian en el alojamiento de un club de fútbol tradicional en Río de Janeiro, cuyo grupo de edad tiene entre 14 y 17 años. La encuesta se realizó a través de un cuestionario estructurado y analizamos los datos adaptando el modelo metodológico de Neri (2009) para calcular el TEE de los estudiantes-atletas involucrados. Observamos que los estudios en el área de educación y educación física sugieren que el tiempo dedicado al entrenamiento deportivo compite y perjudica el tiempo escolar. Sin embargo los resultados de nuestro estudio sugieren que el problema de reducción del TEE de los estudiantes-atletas es causado por el incumplimiento y la flexibilidad de las reglas escolares por la própria escuela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo Paula Almeida da Rocha, Colégio Pedro II

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ (Turma 2013). Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ (Turma 2011). Professor de Educação Física do Colégio Pedro II desde março de 2014. Trabalhou como Professor Substituto do setor curricular de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRJ - CAp/UFRJ (2011). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ (2010); teve experiência como estagiário do Colégio de Aplicação da UFRJ no curso de Educação Física no Ensino Básico. Bolsista de Iniciação Científica (2009-2010) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Contemplado com a Bolsa da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2013, quando cursou o mestrado, e no período de 2013 a 2017, durante o curso de Doutorado. Participa, como co-líder e pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Educação Física e Sociedade (LAPEEFS/CPII) e como pesquisador no Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ), atuando diretamente no projeto de pesquisa "Escolarização e formação de jovens atletas". Entre as atividades desenvolvidas no LABEC, destacam-se o auxílio e co-orientação de trabalhos dos Bolsistas de Iniciação Científica, produção de artigos científicos e preparação de relatórios e projetos para captação de recursos para as pesquisas.

Leonardo Bernardes Silva de Melo, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho, professor da rede Estadual e Municipal do RJ. Membro pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ). Professor da Universidade Estácio de Sá e Centro Universitário São José. Pesquisa sobre a dupla carreira de jovens atletas em idade escolar.

Miguel Ataíde Pinto da Costa, Colégio Pedro II

Doutor e Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz. Possui graduação em Licenciatura em Educação Fisica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007).Tem experiência na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, área onde tem especialização concluída na mesma Universidade. Atualmente trabalha como professor de Educação Física do Colégio Pedro II.

Antonio Jorge Gonçalves Soares, UFRJ

Doutor em Educação Física. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade do Porto-FADE-UP (2007-2008). Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos sobre a educação do corpo nas instituições escolares, no esporte e nas políticas públicas. Outro tema de interesse é a escola de tempo integral. Lecionou na educação básica e atualmente atua como professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Faculdade de Educação. Está vinculado à Graduação e como Prof. Permanente dos programas de Pós-graduação: a) Educação (PPGE), na linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Instituições Educacionais; b) Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. É lider do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC) e membro-pesquisador do Grupo de Estudos de Sistemas Educacionais-CNPq (Grupo de Estudos de Sistemas Educacionais (GESED) e colabora com outros grupos de pesquisa (Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação e Sociedade Contemporânea- UFSC; PROTEORIA- UFES). Foi membro titular do Comitê Científico do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPED ( 2013-15; 2015-2017), foi membro do Conselho Superior de Pós-graduação da UFRJ- CEPG (Conselho de Graduados 2011-2014), Coordenador Institucional PIBIC-UFRJ (2014-2015). Atua como editor da Revista Contemporânea de Educação (RCE-UFRJ) e como editor de Seção Journal Physical Education. Atua Consultor Ad-Hoc na Área de Educação-CAPES (2015-atual). É Bolsista Produtividade PQ-Cnpq desde 2005 e Cientista do Nosso Estado com financiamento (2012-2015; 2015-2018). Orientou e orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, especialização, dissertações de mestrado. teses de doutorado e estágio de pós-doutorado. É autor de artigos científicos, livros, capítulos de livros e artigos de divulgação científica vinculados aos temas da educação do corpo, da escolarização, da escola de tempo integral, da educação física escolar e das políticas públicas da educação e do esporte.

Publicado

2021-04-05

Cómo citar

Rocha, H. P. A. da, Melo, L. B. S. de, Costa, M. A. P. da, & Soares, A. J. G. (2021). EDUCACIÓN Y DEPORTE: ANÁLISIS DEL TIEMPO ESCOLAR DEL ESTUDIANTE-ATLETA DE FÚTBOL. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20719